Qual é a reação química que permite o funcionamento de uma Usina Nuclear? E como essa usina gera energia? Uma única resposta para estas duas perguntas: Fissão Nuclear.
Cientistas ao longo da história fizeram experimentos envolvendo o Urânio e constataram que ao lançar nêutrons nos átomos deste elemento, o mesmo se subdividia e gerava outras espécies radioativas. E é com base nestes estudos que concluíram se tratar de uma Fissão Nuclear esta divisão de átomos.
A Fissão Nuclear libera grande quantidade de energia, e foi identificada somente no isótopo 235 do Urânio, e é com base nesta reação química que funciona as Usinas Nucleares. Como se sabe, estas reações são muito perigosas e nocivas ao homem, é por isso que existem os reatores nucleares.
Os reatores nucleares são dispositivos que controlam o processo de fissão, veja como as Usinas Nucleares produzem energia:
1. O processo de fissão gera energia;
2. A energia liberada proporciona a vaporização da água líquida;
3. O vapor de água faz girar uma turbina;
4. O movimento da turbina gera energia elétrica.
Um reator nuclear precisa estar cercado de material isolante, que pode ser grafite ou água, para controlar a velocidade de fissão e vazamento de material radioativo. Barras de grafite ou água têm o poder de absorver nêutrons livres.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário