Até onde sabemos, o processo de evaporação se dá a altas temperaturas (acima de 100°C), ou seja, para o líquido chegar ao estado de vapor precisa estar superaquecido.
Ao lavar suas roupas, você permite que moléculas de água fiquem aderidas ao tecido. Portanto, a água não está livre no ambiente, ela se encontra alojada em meio à roupa. Por mais que você conceda fontes de aquecimento, como a secagem ao sol, por exemplo, a água ainda está lá, bem escondidinha. A menos que ela resolva se expor na superfície da roupa. O calor neste caso pode ser definido como a energia que as moléculas possuem, quanto maior o calor, maior será a energia para as moléculas escaparem para fora do tecido.
A uma temperatura de 20°C, algumas moléculas terão energia suficiente para se deslocarem completamente da roupa para o ar. A certo momento, todas as moléculas já terão escapado e evaporado em razão do contato com o ambiente quente, é o instante em que identificamos a roupa como seca.
Em algumas épocas do ano, no período de seca (estiagem), o processo de secar roupas é acelerado. A baixa umidade relativa do ar faz com que este roube a água contida na roupa. Desta forma, é comum a prática de se colocar toalhas úmidas na cabeceira de camas para facilitar a respiração na hora de dormir, uma vez que a atmosfera próxima irá ficar umidificada.
Por Líria Alves
Equipe Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário