quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O que é Biologia?

Todo livro ou curso de biologia que se preza se inicia com uma discussão sobre o que é biologia. A resposta é sempre a mesma: biologia é o estudo da vida. E segue a explicação sobre a origem grega do termo: bio = vida; logos = estudo. E passamos então alguns bimestres ou semestres de nossas vidas estudando a própria vida.

E que vida é essa que estudamos? Ou melhor: o que é a vida?

Essa pergunta nenhum livro ou professor se arrisca a responder. O que se pode dizer é que nos limites desta ciência chamada biologia, a vida é estudada a partir dos seres vivos. Isto é, entendendo sua origem e evolução, analisando suas relações com o meio ambiente e com os outros seres vivos, classificando-os e agrupando-os conforme suas características.

E como estamos falando da ciência biologia, todas essas coisas são feitas por meio de métodos científicos, relacionando causas e efeitos. Isso é importante dizer porque muito antes de existir essa ciência chamada biologia, os seres humanos já estudavam a vida, cada um ao seu modo. Os egípcios deram grande contribuição à medicina ao utilizar a técnica de embalsamamento de seus mortos durante séculos, o que significou acumular conhecimento sobre o corpo humano. Além de construírem pirâmides, os egípcios chegaram a fazer cirurgia craniana. O grego Hipócrates (c. 460-377 a.C.), milênios atrás, já defendia que as doenças eram causadas por causas naturais, o que poderia soar muito estranho num tempo em se creditava a deuses e demônios todas as enfermidades. Mas todo esse conhecimento dos antigos era adquirido de forma empírica e não utilizando métodos científicos.

E o que nós estamos fazendo ao estudar biologia? Estudando o “estudo da vida”?

Na prática, para o estudante comum, é isso mesmo. Estamos estudando o conhecimento construído com muito suor pelos cientistas que fizeram e fazem biologia ao longo de séculos. O estudante que resolver fazer ciência um dia, passará do “estudo do estudo da vida” para o “estudo da vida” propriamente dito. E para o estudante que dá esse passo além, a pergunta “o que é biologia” ganha um peso muito mais importante, quem sabe até uma urgência filosófica.

Dizer que a biologia é o estudo da vida é algo que nos parece muito agradável e de uma “meiguice” que a priori torna tudo muito belo. Mas porque estudamos a vida? Como se estuda a vida? Que tipo de coisas produzimos ao estudar a vida? Para estudar a vida, precisamos causar dor em animais dentro dos laboratórios das universidades e empresas? Estudaremos a vida para alcançar a cura de doenças ou para criar patentes que nos ajudem a obter lucros com o dinheiro dos doentes? A invenção de armas biológicas é um legítimo estudo da vida?

Talvez a “meiguice” a qual nos referimos venha a se esvair quando nos damos conta de que o estudo da vida muitas vezes ao longo da história não tenha tido objetivos tão nobres. A prática da eugenia nazista é um exemplo concreto. Talvez o número de questões de cunho filosófico, moral e ético que se levantam ao nos aprofundarmos um pouquinho no significado de “estudar a vida”, explique o motivo pelo qual esse assunto ganha apenas meia páginas nos livros de biologia de ensino médio.

No entanto, de forma alguma podemos culpar a biologia como ciência pelos usos e abusos que o ser humano faz da mesma. Os romanos já envenenavam rios muitos séculos atrás para matar seus inimigos e durante a Idade Média era comum lançarem corpos apodrecidos por meio de catapultas para além das muralhas de cidades sitiadas como forma de contaminar a população local com doenças oriundas dos cadáveres. A engenhosidade do ser humano para realizar destruição utilizando conhecimento sobre a vida natural não é privilégio das gerações atuais.

Para não ficarmos só no samba triste, é bom lembrar que alguém já disse que assim como o século XX foi o século da física, o século XXI deverá ser o século da biologia.

Você já deve ter ouvido falar muito das promessas acerca das pesquisas com células-tronco. Todos os dias os noticiários têm alguma novidade do mundo da medicina. Tem gente estudando a vida pra valer. Sem essas pessoas, epidemias como a gripe suína poderiam se tornar uma catástrofe muito maior, como foram a peste negra e a varíola um dia.

Muitas vezes o estudante que está de olho no vestibular não tem tempo para pensar nos aspectos ideológicos e filosóficos de se estudar biologia, mesmo porque até hoje nenhuma banca de prova perguntou “o que é biologia?”. Mas para aqueles que vão ingressar nas carreiras da área de biológica (que está sempre na moda), é bom saber que depois de estudar divisão celular, reprodução das plantas, morfologia dos artrópodes, fisiologia dos anelídeos, taxonomia e outras coisas que o vestibular exige, o estudo da vida ganhará um propósito que é muito particular em uma sociedade capitalista e decisão única do indivíduo: fazer biologia para estudar a vida ou estudar a vida para fazer dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário