quinta-feira, 14 de abril de 2011

ROTEIRO DE PRÁTICA: BUSCANDO INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA - Téc Análises Clínicas - CEDUP

ROTEIRO DE PRÁTICA: BUSCANDO INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
BRUNO COSME & SOLANGE PEIXINHO

INTRODUÇÃO
Aprender é um trabalho cotidiano que exige não apenas muito interesse, mas sobretudo disponibilidade de tempo, pois a quantidade e a velocidade de informação científica é na atualidade absolutamente espantosa. Disto surge a necessidade de utilizar os mecanismos de busca de informação específica, seja diretamente em catálogos disponíveis em bibliotecas, seja utilizando mecanismos localizadores da internet.É bom ter em mente que nenhum dos sistemas aqui apresentados é completo.
Nesta aula, vamos centrar na busca de informação pela internet, principalmente pelos seguintes mecanismos: WEB OF SCIENCE e PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES. Contudo, apresentamos além destes, a caracterização de outros mecanismos de busca científica, antes de iniciarmos a prática propriamente dita. Esta consistirá basicamente de (1) utilização de um mecanismo geral de busca, tipo METAMINER ou GOOGLE ( www.google.com.br ) (2) visita à base de dados disponível na página da UFBA, (3) utilização de métodos de busca específicos, (4) visitas a alguns sites interessantes para a disciplina em tela e finalmente (5) sugestão de visitas a bibliotecas reais.
CARACTERIZAÇÃO DE MECANISMOS DE BUSCA ESPECÍFICOS
• SCIELO ( www.scielo.br ) : biblioteca eletrônica brasileira, gratuita, onde é possível acessar a base de dados e obter textos completos de artigos, inclusive em português e espanhol, através de índices de autor e de assunto. Os artigos com extensão PDF (em qualquer ferramenta de busca) requer o programa ADOBE ACROBAT READER (www.superdownloads.com.br).
• BIREME : site de acesso oficial no Brasil (http://www.bireme.br) que, privilegia as informações relacionadas às Ciências da Saúde. O acesso é pago, com senha, que pode ser registrada via Internet e as separatas de artigos selecionados podem ser obtidas a baixo custo.
• WEB OF SCIENCE ( www.periodicos.capes.gov.br ; clicar na primeira coluna ``a esquerda em "web of science") : grande base de dados em todas as áreas do conhecimento, gratuita, com resumos, referências e endereços dos autores. Seu acesso é restrito às instituições de ensino superior e pesquisa conveniadas à FAPESP- CAPES.
• PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES ( www.periodicos.capes.gov.br ) : este Portal oferece acesso aos textos completos de artigos em mais de 1800 revistas nacionais e internacionais e a onze bases de dados (por exemplo BIOSIS) com referências e resumos de documentos, em todas as áreas do conhecimento. O acesso, gratuito, é feito a partir de qualquer terminal ligado à internet, através das instituições participantes.
• INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT): como o Portal da Capes, neste site referências bibliográficas completa, nacionais ou estrangeiras, também podem ser localizadas nas bibliotecas brasileiras. O acesso é gratuito no seguinte endereço - www.ibict.com.br
• CURRENT CONTENTS: disponível, mediante consulta, nos laboratórios de bioquímica do ICS ( UFBA) e da Escola de Medicina e Saúde Pública; pela base de dados é possível fazer uma pesquisa bibliográfica e obter qualquer artigo mediante solicitação direta aos autores.
OBJETIVO:
1. Treinar os alunos na exploração adequada de recursos de informação na internet.
MATERIAL DE ESTUDO:
• Sites : gerais e específicos
MATERIAL DE APOIO:
• Computador conectado à internet
PROCEDIMENTO:
PARTE A: sites gerais
1. Abra o internet explorer e na barra de endereço digite a URL www.metaminer.com.br ou Google
2. No campo indicado digite a palavra “esponja”
Reflexão: o resultado da pesquisa refere-se apenas aos animais denominados esponjas?
3. Faça nova busca digitando “esponjas marinhas”, marcando a opção “todas as palavras”.
PARTE B: sites específicos
1. Na barra de endereço digite a URL www.ufba.br e clique em “acervo bibliográfico”
2. Note à sua esquerda as vias de acesso (por exemplo, por sobrenome de autores)
Questão: quantas referências você obteve com a palavra “cnidaria”
3. Entre na página de Zoologia I ( www.ufba.br/~zoo1 ) , vá ao “sites de busca” e clique em WEB OF SCIENCE. No topo da página aberta clique na seta que aponta para baixo, escolha ISI Web of science e clique em Go.
4. Clique sobre o logotipo no topo da página, em seguida no botão “EASY SEARCH”; marque a opção “SCIENCE CITATION...” e escolha “TOPIC”.
5. No campo escreva “protistan AND evolution”, para obter referências que contenham informações sobre protistas e evolução.
6. Escolha a referência intitulada “The origin of protistan symbionts in termites and cockroaches:A phylogenetic perspective “ de Grandcolas P, Deleporte P., consulte o resumo ( “abstract”) e destaque as informações adicionais nesta página.
7. Anote o (s) endereço (s) dos autores e a referência bibliográfica completa, pois assim é possível solicitar o artigo diretamente aos mesmos.
8. Para obter cópia do artigo via on line, siga essas instruções: na barra de endereço digite www.periodicos.capes.br e na coluna à sua esquerda clique em “pesquisa por título”; encontre o periódico do artigo citado no item 6.
9. Clique no nome do periódico, em seguida no ano , volume e número encontrados e localize o artigo indicado.
10. Na página principal do site www.ibict.com.br clique em CCN e no topo desta página clique em "base de dados"; na janela que aparece escreva, sem as aspas no quadro ao lado do item título, o título do artigo "The origin of protistan in termites and cockroaches: A phylogenetic perspective" ou qualquer outro que lhe interesse e espere o resultado.Caso exista no sistema, este dirá em que bilioteca(s) pode ser obtido.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1. Escolha uma das seguintes palavras : porifera, cnidaria, ctenophora, phylogeny, metazoa e no WEB OF SCIENCE combine com a ligação AND ou OR com outra palavra de sua própria escolha (tipo “life-cycle” ”excretion”, etc), seguindo os passos de 3 a 5 acima.
2. Tente chegar à página de obtenção do artigo completo, seguindo os mesmos passos expressos nos itens de 6 a 9.
PARTE C: Visitas a sites interessantes
1. A partir da página de Zoologia I , clique em “links interessantes” e selecione o roteiro de sua visita.
PARTE D: recomendações
• Faça uma visita à Biblioteca da FIOCRUZ (Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz- CPqGM) situada na Rua Waldemar Falcão, 121, Brotas, Salvador. Tel.: 356-0129.
• Busque informação sobre o tema na biblioteca central (catálogos de busca, periódicos, etc)
• Informe-se também, junto à bibliotecária sobre outra forma, que pode ser alternativa ou complementar, de obtenção de artigo, completo denominada SISTEMA COMUT.
QUESTÕES:
1. Após visitar outras páginas de pesquisa bibliográfica – SCIELO e BIREME, compare com WEB OF SCIENCE e diga qual o melhor mecanismo.
2. Que tipo de dificuldade e/ou facilidade você encontrou na resolução do item 2 do exercício de fixação?
3. Compare resultados antagônicos com seu colega e expresse alguma conclusão.
4. Quais as possibilidades disponíveis na atualidade para a obtenção de artigos completos?

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
PENTEADO, P. Kit básico do pesquisador, um guia para a pesquisa bibliográfica na internet .www.ufba.br/~npgadm/eva/kitpesq.html. 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário