quarta-feira, 2 de março de 2011

Como ocorrem as mudanças de estado físico na matéria? 1° Ano

Saber que as substâncias podem passar de um estado físico para outro não é nenhuma novidade. Mas como isso ocorre exatamente? Qual o comportamento das moléculas enquanto ocorrem estas mudanças?
Em se tratando da condensação (mudança do gás para o líquido) e da solidificação (líquido para sólido), vejamos como ocorrem a um nível microscópico:
Condensação
As partículas, quando no estado gasoso, armazenam grande quantidade de energia, mas ao passarem por um resfriamento, elas têm a temperatura reduzida e, consequentemente, sua energia também.
Uma vez que se reduz a energia, as forças repelentes entre as moléculas gasosas tendem a diminuir e, desta forma, se torna possível uma aproximação intra-molecular que caracteriza o estado líquido (moléculas mais unidas).
Solidificação
As partículas aglomeradas que compõem o estado líquido podem sofrer alterações se submetidas a um resfriamento. À medida que as temperaturas baixam, a energia vai sendo removida. Neste instante, as partículas começam a se alinhar para formar um sólido, processo conhecido como solidificação.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário